Como Aprender e Não Esquecer.

June 24, 2016

Você vive esquecendo o que aprendeu e todo dia surge uma coisa nova para aprender. Como lidar com um turbilhão de informação e conhecimento sem ser atropelado nem ficar pra traz num mercado profissional tão concorrido?

 

Aqui lhe apresento uma técnica simples. Ela está associada principalmente ao estudo aplicado nos cursos em nossa Escola de Computação (Upgrade Informática) e ajudam os alunos a lembrar de comandos em nossos treinamentos como por exemplo comandos do Excel ou do AutoCAD, mas essas técnicas também servem para quaisquer outros tipos de atividades do seu dia-a-dia:

 

TÉCNICA DA REPETIÇÃO

 

Tudo que você repetir tem mais chance de ser lembrado e algo pode ser repetido tanto, mas tanto que passará a fazer parte de você. Provavelmente, se você dirigi, quando estava aprendendo a dirigir você precisava se concentrar em cada parte do carro (volante, pedais, marcha, retrovisores, etc), e hoje, se você já dirige a algum tempo, os comandos para dirigir são automáticos, você nem lembra se trocou a marcha, você simplesmente faz.

 

A seguir apresento alguns dicas para aplicar a técnica da repetição:

 

  1. Pra memorizar: Repita pelo menos 3 (três) vezes aquilo que você que aprender. Um nome, um comando no computador ou qualquer outra coisa que queira lembrar. A chance de lembrar num curto e médio prazo aumenta em 70%. É muito útil para coisas do dia-a-dia, não toma muito tempo repetir algo três vezes, se for um comando ou ação faça três vezes, se for um nome, fale (se não puder pronunciar em voz naquele momento, repita o nome no pensamento).
     

  2. Pra ficar no automático: Repita pelo menos 21 (vinte uma) vezes ou mais e aquilo que você repetiu passa a fazer parte de você. Você não precisará mais de motivação para fazer aquilo que repetiu, isso será automático. Por exemplo: se você não usa fio dental nos dentes e passar a usar por 21 dias seguidos, você provavelmente usará o fio dental nos dentes todos os dias, e o no dia que não usar você sentirá falta, será algo automático.
     

  3. Pra virá um craque: Faça 10 mil horas de alguma atividade e você se tornará um craque naquilo que faz. Isso equivale a você fazer algo durante 5 anos de segunda a sexta durante 8 horas por dia. Como você acha que surgem os "fenômenos", os "craques"? Com muito, mas muito trabalho, dedicação naquilo que se deseja. Um excelente jogador, médico, palestrante, arquiteto ou qualquer outro excelente profissional, provavelmente terá cerca de 5 anos ou mais dedicado, concentrado e totalmente comprometido com aquela atividade.

 

Considerações finais:

 

Desde o princípio da humanidade todo o aprendizado humano se deu por repetição, infelizmente não dá pra ficar "craque" em tudo (você não tem como dedicar cinco anos da sua vida a muitas coisas). Com tanta informação e conhecimento no mundo, pra ter sucesso você tem que escolher ser bom ou muito bom em alguma coisa (10 mil horas de prática), desenvolver várias habilidades importantes e que sejam automáticas na sua vida como dirigir, usar uma planilha eletrônica, falar um segundo idioma, ou decorar o nº do seu CPF (repetir 21 vezes) e outras tarefas do dia a dia que você tem que saber pra se manter atualizado e fazer a carreira andar como um nome, um endereço ou um número de telefone (repetir 3 vezes).

 

Você encontrará por aí diversas técnicas de memorização e que se quiser aplica-las terá também terá que repetir, repetir até aquela técnica fazer parte de você. Portanto a repetição, bem ou mal, é um caminho certo. Algumas pessoas já mentiram tanto, mas tanto na vida que não conseguem parar de mentir, outras já ganharam dinheiro tanto, tanto na vida, que já está no automático, elas ganham dinheiro mesmo quando não estão procurando ganhar dinheiro. Nós chamamos de isso de "hábito". Quer ter sucesso na sua vida? Cultive hábitos de Sucesso (basta repetir, repetir e repetir e o sucesso fará parte de você).

 

Mas lembre-se: nosso cérebro foi feito pra aprender e não pra desaprender, portanto se você repetir muito e muito algo que não gosta ou que lhe faz mal é bem provável que você tenha dificuldade para perder esse hábito, caso queira perder um mal hábito experimente substituir por outro e repita, repita, repita até o novo hábito fazer parte de você.

 

Sucesso, muito Sucesso!

 

Venha conhecer nossos cursos, aqui nós faremos você repetir de forma prática e direcionada aquilo que é realmente importante fazendo o seu tempo render e sua memória ficar afiada na tecnologia.

 

Saiba mais, Acesse: http://www.cursosupgrade.com/#!cursos/c1frz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

DESTAQUE

Estes Cursos vão oferecer Grandes Oportunidades em 2018.

December 2, 2017

1/2
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquisa
Please reload