Conteúdo
SOLIDWORKS CAM
Noções Básicas de Usinagem e Desenho de Peças
Passos para usinagem de uma peça.
Criando uma peça para usinagem. Criar esboço a partir de um plano.
Ferramentas de esboço (retângulo, círculo, linhas, ranhura), dimensão e origem.
Tornando o desenho inteligente e dinâmico com uso de relações.
Aplicação de ressalto extrudado, cortes e acabamentos.
Como criar alojamentos retangular, circular, oblongo e irregulares.
Métodos de furação (cego, roscado, cabeça cilíndrica, cabeça cônica, composto).
Esboço e recursos para acabamentos (chanfro, fillet, face inclinada, canto e rasgo)
Processos de Usinagem
Operações de Fresamento (faceamento, desbaste, contorno, escarear, facear).
Identificando as operações numa peça (faceamento, furos, alojamento, acabamento).
Como selecionar e definir a máquina para operação.
Escolha do cesto de ferramentas e seleção do tipo de ferramenta.
Definição do material usado na peça para usinagem e definição da área de compensação.
Definição do sistema de coordenadas, da origem e direção.
Como extrair recursos e gerar plano de operação de usinagem de forma automática.
Gerando o caminho da ferramenta e visualizando a simulação da usinagem.
Criando um faceamento manualmente com a fresa de face.
Gerando o código CNC (definição do pós-processador, exportação do código, simulação, transmissão do código para máquina).
Como gerar o relatório de produção e lista de ferramentas.
Métodos para fresamento não automático (aonde definimos recursos e operações manualmente, furos rebaixados, fenda, alojamento).
Como definir sistema de coordenadas personalizadas, alterar configurações da ferramenta e identificar folgas e excessos na peça.
Processos de Tornear: Programando o torneamento, editando processos, ferramentas e mandril.
Dicas e Truque: Editar o caminho da ferramenta (editor básico e avançado), velocidade, edição do código, adicionar e criar novas ferramentas, simular códigos já exportados, alterar configurações e preferências padrões do sistema.
Praticando: Diversos exemplos de peças para projetar (desenhar) e usinar.