Conteúdo
SOLID EDGE:
Part (Peça): Conceitos de projetos e sólidos, interface, criação de esboço, dimensão inteligente, ferramentas de desenho de esboço (linha, círculo, arco, retângulos, etc...), ferramentas de edição de esboço (apagar, chanfradura, canto, copiar, espelhar, etc...), uso de recursos (extrusão, corte, revolução, Assistente de perfuração, trabalhar com planos, Loft, desenhos de roscas e parafusos, Helix, Casca (shell), Circular pattern, reforço, etc...
Assembly (Montagem): métodos de montagem, inserção de peças para montagem, posicionamento de peças, vista explodida, giro, movimento, técnicas para unir diferentes peças na montagem.
Drawing (Folha de impressão): métodos de plotagem, inserção de vistas, escala de projetos, layout e cores, configuração de página, inserção de tabelas e textos, inserção de cotas (dimensão), preparação e impressão.
Simulação, chapas, como criar relações, método síncrono e método ordenado.
CREO Parametric (ProE/PTC)
NOÇÕES BÁSICAS
Como criar uma peça.
Escolha do plano de desenho.
Construção do esboço.
Inclusão de dimensões.
Criar ressalto e corte.
Técnicas de visualização.
Acabamentos com Fillet e Chanfro.
Montagem de Peças (Assembly)
Folha de impressão (inserção e personalização de vistas, cotas, notas...)
RECURSOS E ACABAMENTOS
Construção de peças revolucionadas.
Definição de eixo, centros e linhas imaginárias.
Edição de dimensões (travamento, alteração, cálculos).
Cópias com espelhamento e cópias por padrão.
Chapas metálicas.
Dobras, parede, flange, bainhas e corte.
Espelhamento em chapas.
Desdobrar chapa.
DICAS E TRUQUES
Esboço com aparagem.
Inserção de Texto na peça com ressalto.
Colocar texto ao longo de uma curva.
Texturas, cores e materiais em peças.
Inclusão de cenas de fundo.
Renderização da peça.
Captura da tela.
PRATICANDO
Diversos exemplos para praticar e treinar cada comando aprendido nesse curso, iniciando por modelos mais simples (fáceis) até modelos mais completos que irão exigir mais habilidade e atenção do projetista.
ARTCAM (AUTODESK):
INTRODUÇÃO AO ARTCAM
Conceito de vetores, relevo, usinagem, impress.3D
Criando modelo simples - Configurar interface (régua, layout, idioma, etc)
Construção básica e edição de vetores 2D
Elipse, Retângulo, Offset, Cópias múltiplas, Texto
Conferindo o Projeto (medição) - Criando Relevo simples (editor de formas)
Modelando uma moeda
ESTUDO DE VETORES
Como criar um novo modelo (medida e resolução)
Vetores com círculos, linhas, retângulo e polígonos
Offset, rotação, cópias rotacionadas, arco - Uso da régua para crias linhas de construção
Edição de nós (alterar, curvar, unir, cortar)
Relevo redondo (curvado) - Relevo por subtração (com ângulo)
Ferramenta Zerar Fora do Vetor - Ferramenta Cortador de Biscoito (ClipArt)
Ferramenta Criar Plano Inclinado - Cópias Múltiplas em Relevo
Criar vetor por sobreposição de imagem - Como abrir e vetorizar fotos (imagens)
Como criar vetor por rastreio de imagem - Como converter imagem em vetor
Criação de botão, logomarca e personagem.
ESTUDO DE RELEVOS
Como criar relevo por perfil - Uso do painel de Projeto para organizar vetores
Trimar (aparar) vetores - Ferramenta de Relevo Girando Vetores
Edição do vetor para alterar o relevo - União, Subtração e Adição em relevo
Relevo sob Relevo (colar) - Relevo Reto, Redondo e Inclinado
Aplicação de Cores e Texturas em Relevos
Como importar um relevo em outro projeto - Como editar e transformar relevo já existente
Como unir, mesclar, adicionar ou subtrair Relevo
Relevo com um ou mais perfis de modelagem
Espelhando objetos - Seção transversal e segunda curva guia
Exemplo: relevo em tábua de carne - Revisão de offset, trimar, unir, copiar vetores
USINAGEM 2D / 3D
Percurso e Perfilagem - Painel de Percursos - Ferramenta Criar Percurso de Furação
Configuração de Material - Configuração e modelo da ferramenta de usinagem
Cálculo da ferramenta de percurso - Simular o Percurso de usinagem
Ferramenta Percurso de Persil - Modelos de ferramentas 2D e 3D
Como apagar material de resíduo - Renderização (textura e iluminação)
Como criar Percurso de Desbastes em Textos - Ferramenta Percurso de Bisel - Como criar percurso de Entalhe - Simulação de Percursos de Entalhe e Bisel
DICAS E MACETES
Biblioteca de Clipart de Relevo
Como aplicar itens da Biblioteca em Modelos
Como editar itens da Biblioteca
Criação de Textos em Curva (curvados)
Estudo das ferramentas de Acabamento
Ferramenta Suavizar ao Esculpir
Ferramenta Manchar - Ferramenta Depositar - Ferramenta Entalhar - Ferramenta Apagar
Ferramenta Transferir - Como criar vetor de um modelo já existente
Ferramenta Fronteira do Relevo
Reparador de Vetores com Problemas
Como alterar (melhorar) resolução (qualidade) - Criação de folhas Como criar grupos
Ferramenta Arrastar Dois Perfis - Ferramenta Preencher - Como criar Textura no modelo - Aplicação de cores
SOLIDWORKS CAM
Noções Básicas de Usinagem e Desenho de Peças
Passos para usinagem de uma peça.
Criando uma peça para usinagem. Criar esboço a partir de um plano.
Ferramentas de esboço (retângulo, círculo, linhas, ranhura), dimensão e origem.
Tornando o desenho inteligente e dinâmico com uso de relações.
Aplicação de ressalto extrudado, cortes e acabamentos.
Como criar alojamentos retangular, circular, oblongo e irregulares.
Métodos de furação (cego, roscado, cabeça cilíndrica, cabeça cônica, composto).
Esboço e recursos para acabamentos (chanfro, fillet, face inclinada, canto e rasgo)
Processos de Usinagem
Operações de Fresamento (faceamento, desbaste, contorno, escarear, facear).
Identificando as operações numa peça (faceamento, furos, alojamento, acabamento).
Como selecionar e definir a máquina para operação.
Escolha do cesto de ferramentas e seleção do tipo de ferramenta.
Definição do material usado na peça para usinagem e definição da área de compensação.
Definição do sistema de coordenadas, da origem e direção.
Como extrair recursos e gerar plano de operação de usinagem de forma automática.
Gerando o caminho da ferramenta e visualizando a simulação da usinagem.
Criando um faceamento manualmente com a fresa de face.
Gerando o código CNC (definição do pós-processador, exportação do código, simulação, transmissão do código para máquina).
Como gerar o relatório de produção e lista de ferramentas.
Métodos para fresamento não automático (aonde definimos recursos e operações manualmente, furos rebaixados, fenda, alojamento).
Como definir sistema de coordenadas personalizadas, alterar configurações da ferramenta e identificar folgas e excessos na peça.
Processos de Tornear: Programando o torneamento, editando processos, ferramentas e mandril.
Dicas e Truque: Editar o caminho da ferramenta (editor básico e avançado), velocidade, edição do código, adicionar e criar novas ferramentas, simular códigos já exportados, alterar configurações e preferências padrões do sistema.
Praticando: Diversos exemplos de peças para projetar (desenhar) e usinar.