Conteúdo
AUTOCAD 2D/3D
Conceitos inicias, sistema de coordenadas e interface do AutoCad.
Siglas, termos de uso do sistema cad, áreas de atuação e dicas pra ser um bom cadista.
Estrutura de construção 2D e 3D (sistema de coordenadas X, Y e Z).
Workspace: configuração de interface e ferramentas (3D Modeling e AutoCad classic).
Configuração de tela: tamanho do apontador (curso), cores de background, grid, drawing limits
Configuração de exibição de ferramentas (ocultar, exibir, aumentar, etc).
Técnicas para manusear arquivos (abrir, salvar, estilos de visualização, viewport, layuers, orbit, viewcube, vistas isométricas e planas.
Estudo das coordenadas Absolutas, Relativas e Polar (uso do dinâmico e padrão).
Técnicas básicas aplicadas ao desenho de Projeto 2D (ferramentas line, trim, polyline, mirror, offset, move, osnap, otrack, copy, rotate).
Estudo de ferramentas e construção e edição para desenho civil (paredes, portas, janelas, arcos, linhas serrilhadas, construção de móveis, ferramenta spline, makeblock, editblock, scale, elipse, array polar e array rectangular).
Construção de desenhos de plantas baixas com criação de cotas (dimension).
Projeções isométricas com polar, otrack, osnap
Aplicação do AutoCAD 3D
Construção do 2D para o 3D com (rectangle, circle, extrude, subtract, extrude face, color face, shell, fillet)
Construção de sólidos com a ferramenta Revolve (revolucionado) e uso do comando Pedit.
Construção Civil de sólidos 3D com a ferramenta Box (caixa) e estudo de coordenadas em ambiente 3D e rotação 3D (rotate 3d).
Modelagem Mecânica 3D partindo de desenho 2D (uso de extrude, union, fillet, chanfre, subtract, align)
Modelagem 3D aplicada com layers, uso de mirror, copy, 3D rotate, cores e materiais.
Técnicas de impressão (uso do layout, configuração de página, cortes e vistas e criação de PDF).
Técnicas de Render básico (aplicação de materiais e renderização básica).
Diversos exemplos aplicados ao construção de desenho 3D com uso das principais ferramentas da barra Modeling e Modeling Edit.
AUTODESK REVIT:
NOCÕES BÁSICAS
TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
CUBO DE VISUALIZAÇÃO
VISTA 3D PADRÃO
PAINEL NAVEGADOR
PAINEL DE PROPRIEDADES
TÉCNICAS BÁSICAS DE DESENHO
DEFINIÇÃO DE NÍVEIS
CONFIGURAÇÃO UN (UNIDADE DE MEDIDA)
DESENHANDO PAREDES
DESENHANDO NO MODO 3D
COMO CORRIGIR MEDIDASPLANEJANDO E CRIANDO UM PROJETO
DEFININDO NÍVEIS PERSONALIZADOS EM UMA VISTA DE ELEVAÇÃO
DESENHANDO PAREDES DE CONTENÇÃO E RETENÇÃO
CRIANDO O TERRENO (TOPOGRAFIA)
CRIANDO A PLATAFORMA DE TERRENO (CORTE DO TERRENO)
ADICIONANDO PAREDES INTERNAS (PAREDE BÁSICA)
ADICIONANDO TELHADO
CRIANDO INCLINAÇÃO NO TELHADO
ADICIONANDO PISOS
OCULTANDO ELEMENTOS TEMPORARIAMENTEDETALHANDO O AMBIENTE
PAREDES DE ARQUITETURA E CRIANDO DEPARTAMENTOS
FERRAMENTA DIVIDIR ELEMENTO (DIVISÃO DE PAREDE)
USANDO VISÃO SUBJACENTE
ADICIONANDO PORTAS
MODIFICANDO PORTAS
ADICIONANDO JANELAS
USANDO FAIXA DE VISTA PARA VISTAS EM NÍVEIS DIFERENTES
MODIFICANDO JANELAS
CRIANDO PAREDES DE CORTINA
UNINDO PAREDE E TELHADO
CRIANDO UMA VISTA 3D PERSONALIZADA
CRIANDO UM DECK DE ENTRADA
CRIANDO PISO INCLINADO
ALTERANDO E AJUSTANDO TERRENO
ALTERANDO E AJUSTANDO CANTOS DE PAREDES CORTINA
ADICIONANDO ESCADAS
CRIANDO GUARDDA CORPO (CORRIMÃO)
MODIFICANDO TELHADO
CRIANDO CORRIMÃO COM INCLINAÇÃO NO TERRENO
INSERINDO MÓDULOS DE DECORAÇÃO, AMBIENTE E HUMANIZAÇÃOEXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO
COMO EXPORTAR EM IMAGEM (JPG) E PARA O AUTOCAD (DWG)
IMPRESSÃO SIMPLES (DIRETO DA TELA)
IMPRESSÃO COM VISTAS E CORTES
CRIANDO A PLANCHA (FOLHA) DE IMPRESSÃODICAS E MACETES
APLICAÇÃO DE CORES E TEXTURAS
RANDERIZAÇÃO
DEFINIÇÃO DE AMBIENTES
TECLAS DE ATALHO
PROMOB PLUS:
NOÇÕES BÁSICAS
- Como abrir e salvar arquivos, Técnicas Visualização
- Criando um ambiente (dados do cliente, paredes e pisos)
- Inserção de módulos, Arranjo, Cópias e Posicionamento
- Aplicação de Texturas e Renderização, Vista Dinâmica, Criação de Vídeos
- Paredes com Curvas ou Dobradas (ferramenta Mover HotPoint)CUSTO/ORÇAMENTO E IMPRESSÃO
- Inserção de Dados do Cliente no Projeto/Orçamento, Módulos c/preço.
- Como inserir preços num projeto montador e anexar orçamento
- Impressão (viewport, inserção de logo e lista de módulos)GEOMETRIA – DESENHOS PERSONALIZADOS
- Criar modelos e móveis a partir de geometria.
- Criar geometria para furação.
- Agrupar geometrias.
- Editar perfil da geometria.RENDER UP - ILUMINAÇÃO
- Aplicação e uso de luzes (sol, controle de intensidade, renderização)
- Módulos invisíveis, Adicionando luz ambiente, pontos de luzes
- Aplicando transparência e reflexo de iluminação em objetos
- Usando Luz Spot, Alteração as cores das luzes, Usando Luz Linear
- Sanca com Luz Linear, preferência de cenário para renderização
- Técnicas de aplicação de materiais e uso da vista dinâmica
- Acabamento (técnicas para melhorar o realismo da renderizaçãoDICAS E TRUQUES
- Escadas Simples e Rodapé
- Escada Caracol (uso do arranjo Polar)
- Construtor de Escadas do Promob (escada reta e escada helicoildal)
- Construção de Telhados Complexos com Geometria
- Como criar área molhada.
- Enviar modelos para favoritos.
- Construtor de armário.
- Exportar do SketchUp para Promob.
SKETCHUP 3D:
NOÇÕES BÁSICAS
- Primeiros passos: Ferramentas e atalhos, Como baixar modelos do Armazém (biblioteca online de modelos).
- Técnicas de exibição, edição e personalização, edição de modelos e agrupamentosCRIANDO O PRIMEIRO PROJETO
- Desenhando por subtração: a preparação do desenho (unidades de medidas, comprimento e escala)
- Uso da ferramenta Retângulo, criando extrusão 3D com a ferramenta Empurrar / Puxar
- Marcando cortes com a ferramenta Linha e a ferramenta Retângulo
- Cortes/subtração em forma de arco (arco de 3 pontos)
- Desenhando por adição de partes, Usando linhas de construção e marcação, a ferramenta BorrachaDESENHO CIVIL/ARQUITETURA
- Desenho da planta baixa (2D) com as ferramentas linha, retângulo e fita métrica
- Criando off-set (cópias paralelas com a ferramenta Equidistância)
- Desenhando a planta alta (3D) com a ferramenta Empurrar/Puxar
- Trabalhando com camadas: criando níveis, personalizando cores, copiando e colando
- Construção de portas, Usando da ferramenta de Escala, Construção de janelasDESENHOS TÉCNICOS E INDUSTRIAIS
- Construção do esboço e medidas
- Agrupamento de partes e construção de cotas/medidas (ferramenta Dimensões)
- Construção de Fillet e Chanfrado, Uso da ferramenta Transferido para rotaçãoDICAS E TRUQUES
- Uso de cores e texturas com a ferramenta Pintura, Edição de materiais (janela Materiais)
- Uso da ferramenta Siga-me (revolucionado), Mover e copiar de forma padrão (linear) ou circular (polar)
- Como criar cópias em série (por divisão ou multiplicação), Planos de corte de seção, Textos 2D e 3D
- Técnicas para aplicação e criação de estilos e ambientes, Criação de animação com edição de cenasTRABALHANDO COM SÓLIDOS
- Usando a janela Instrutor, usando as ferramentas de sólidos (união, intersecção, divisão, subtração, etc)
- Criação de componentes (janela Componentes), Uso de projeto em Perspectiva e Paralela
- Construção de Desenho de Planta Civil com sólidos e componentes, Desenho de móveis/marcenariaTÉCNICAS DE IMPRESSÃO
- Impressão simples: imprimindo direto da tela de desenho
- Impressão profissional: uso do módulo Layout
- Definição da folha, criação de vistas, inserção de textos e cotas, criação de PDF