Conteúdo
AUTOCAD 2D/3D
Conceitos inicias, sistema de coordenadas e interface do AutoCad.
Siglas, termos de uso do sistema cad, áreas de atuação e dicas pra ser um bom cadista.
Estrutura de construção 2D e 3D (sistema de coordenadas X, Y e Z).
Workspace: configuração de interface e ferramentas (3D Modeling e AutoCad classic).
Configuração de tela: tamanho do apontador (curso), cores de background, grid, drawing limits
Configuração de exibição de ferramentas (ocultar, exibir, aumentar, etc).
Técnicas para manusear arquivos (abrir, salvar, estilos de visualização, viewport, layuers, orbit, viewcube, vistas isométricas e planas.
Estudo das coordenadas Absolutas, Relativas e Polar (uso do dinâmico e padrão).
Técnicas básicas aplicadas ao desenho de Projeto 2D (ferramentas line, trim, polyline, mirror, offset, move, osnap, otrack, copy, rotate).
Estudo de ferramentas e construção e edição para desenho civil (paredes, portas, janelas, arcos, linhas serrilhadas, construção de móveis, ferramenta spline, makeblock, editblock, scale, elipse, array polar e array rectangular).
Construção de desenhos de plantas baixas com criação de cotas (dimension).
Projeções isométricas com polar, otrack, osnap
Aplicação do AutoCAD 3D
Construção do 2D para o 3D com (rectangle, circle, extrude, subtract, extrude face, color face, shell, fillet)
Construção de sólidos com a ferramenta Revolve (revolucionado) e uso do comando Pedit.
Construção Civil de sólidos 3D com a ferramenta Box (caixa) e estudo de coordenadas em ambiente 3D e rotação 3D (rotate 3d).
Modelagem Mecânica 3D partindo de desenho 2D (uso de extrude, union, fillet, chanfre, subtract, align)
Modelagem 3D aplicada com layers, uso de mirror, copy, 3D rotate, cores e materiais.
Técnicas de impressão (uso do layout, configuração de página, cortes e vistas e criação de PDF).
Técnicas de Render básico (aplicação de materiais e renderização básica).
Diversos exemplos aplicados ao construção de desenho 3D com uso das principais ferramentas da barra Modeling e Modeling Edit.
SOLIDWORKS I (Básico)
Conceitos iniciais: a Peça, a Montagem e a Folha de Impressão (Desenho) - Construção da Peça.
Escolha do plano e construção do esboço (Retângulo, Círculo, Linhas e Dimensão Inteligente).
Aplicação de Recursos básicos (Ressalto Extrudado, Corte Extrudado, Fillet).
Técnicas de Visualização (Estilos, Orientação, Configurações de Vistas, Aplicação de Cenas).
Edição aparência, cenas e aplicação de cores.
Construção da Montagem - Inse rção de componentes numa montagem.
Posicionamento básico de peças numa montagem.
Construção da Folha de impressão (desenho).
Construção de Desenhos Complexos (dimensão com cálculo, recurso de base/varrido, uso de linhas ocultas, padrão de esboço linear, corte passante, etc).
Construção de Montagens Complexas - Assistente de Perfuração (aplicação de furos tipo Allen, M6, etc).
Aplicação de materiais, texturas e superfícies.
Desenhos mecânicos com uso de linhas de centro, off-set, perfuração, cópia com padrão circular, vista de seção, arco tangente).
Estudo de Recursos: revolucionar, corte por revolução, casca (shell), planos, loft, espelho, chanfro, nervura.
Construção de Roscas e Parafusos
Construção de Chapas Metálicas
Construção de Textos 3D.
SOLIDWORKS II (AVANÇADO):
Construção de Estruturas e Vigas, Estruturas com Cantoneiras.
Produção de Esboço 3D e Plano 3D.
Ferramentas de Medição e Formatação de Espessura e Estilos de Linhas.
Renderização (Cenas, Materiais, Decalques, Cores, PhotoStudio).
Exportação de arquivos e criação de PDF e PDF 3D.
Simulação e teste (Elementos finitos, Simulation xPress, assistente de análise, massa, força, pressão, relatórios eDrawings e documentação).
Detalhamento em layouts de impressão (vista de seção, notas, legenda, tabelas, balões, etc, lista de materiais, nuvens de revisão) e template.
Multiplanos, Esboço com 3D e Esboço 3D no Plano, Aplicação de Recursos avançado (Loft, etc).
Aplicação e relevo, corte angular, corte por loft no ponto.
Simulação de movimento (vista explodida, assistente de animação, estudo de movimento, criação de vídeo, aplicação de força em movimento, uso do motor).
Montagem: estudo de montagem complexas, perfis de estrutura, assistente de parafuso, moldes e chapas.
Diversos modelos e exemplos para prática da construção de esboço e uso de recursos.
CATIA V
CONCEITOS INICIAIS E NOÇÕES BÁSICAS
Visualização de modelos (abrir e salvar arquivo, ferramentas de visualização, fit all, zoom in, zoom out, isometric view, multi-view, etc)
Atalhos de Mouse e Teclado
Materiais e randerização (apply material, perspective, render style, shading, foto studio, render, etc)
DESENHO MECÂNICO
Como criar um projeto (star, Part Design, Sketch, ferramenta hexágono, definição do plano, properties, extrusão com a ferramenta Pad).
Detalhamento de uma peça (sketch, circle, pad, fillet, chanfre, edge fillet)
ESTUDO DE RECURSOS
Revolução com a Ferramenta Shaft (axis, construção da linha de centro, three point arc, constraint, shaft, partbody)
Nervura com a ferramenta Sttifener (circle, arc, constraint, sttifener, mirror)
Recursos para esboço (gride, mirror, planes, constraint, Project 3d elements, by-tangent line, quick trim, line normal to curve, bisecting line, tri-tangent circle, profile)
Corte de Seção (pocket, cut part by sketch plane)
Recurso de Perfil e Cópias Padrão (constuction/standart elemento, rotate, rib, corner, slot)
Recurso de Multi Seção e Criação de planos (multi section solid, shell, plane, etc)
MODELAGEM 3D
Criação de Formas e Superfícies (Generative Shape Design, Feature properties, etc)
Construção de curvas de superfície, construção de modelo irregular, extrusão e corte para formatação da modelagem
Modelamento de uma Forma (construction line, intersection, quick trim, three point arc star White limits, surfaces, extrude, Split, show/hide, symmetry, plane through three points, multi section surface, join, edge fillet, extrapolate definition, trim surface, elongated hole, sweep, fill, close surface, color)
MONTAGEM (ASSEMBLY)
Desenho e construção das partes (peças) de uma montagem, preparação para a montagem.
Criando a montagem (new product, insert component, automatic rename, axis, graph thee reordering, move, coincidente constraint, contact constraint).
Alinhamento, posicionamento, movimento e fixação de peças numa montagem (assembly)
IMPRESSÃO (DRAWING)
Layout de Impressão (Mechanical Design Drafting, Sheet Style, Insert Picture, Text, etc)
Inserindo as vistas de impressão (Front View, properties, scale, dimensions)
Impressão e criação de arquivos PDF
AUTODESK INVENTOR:
NOÇÕES BÁSICAS
Como iniciar uma peça, Criação do esboço, Escolha do plano e vista.
Desenho de círculos, linhas, retângulos e linhas de construção.
Criar restrições de ponto médio, tangente, igualdade, paralelo, vertical e horizontal.
Definição de medidas por cotas e por restrições e projeção de geometria
Uso de recursos básicos de extrusão por adição e por subtração na peça.
Ferramentas de acabamento no esboço: aparar, arredondamento, chanfro, etc.
Cores, sombras, texturas, materiais e estilos de visualização.
MONTAGEM (ASSEMBLY) E CRIAÇÃO DE PEÇAS
Criando e organizando as peças para montagem. Extrusão simétrica em recursos.
Peças criadas com revolução e definição de eixo no esboço.
Corte por interseção e com ângulo em corpo externo. Arredondamento e Chanfro na peça.
Iniciando a montagem e inserindo as peças na montagem.
Recurso de Junta para posicionar peças, Recurso de restrição para delimitar posição das peças.
Movimentação das peças numa montagem
IMPRESSÃO
Como criar sua folha de impressão. Uso de template. Definição do tamanho da folha.
Inserção de vistas, cortes e cotas na folha. Exibição de furação e cotas de furação.
PEÇAS COMPLEXAS
Desenho de peças explorando cortes parciais e externos ao corpo.
Uso da ferramenta oblongo e restrições para arranjo do esboço.
Uso do recurso transição, chanfro e arredondamento.
Uso da ferramenta de furação com definições personalizadas
Exemplos de peças com esboço completo para praticar.
ROSCAS E PARAFUSOS DESENHADOS
Modelando um parafuso (linha de centro, formas angulares, ferramenta revolução, padrão circular para cópias, recurso de espiral e helicoidal, esboço do perfil). Criação da folha de detalhamento. Exportar em PDF.
DICAS E TRUQUES
Como detalhar peças para impressão criando uma plancha personalizada e alterar estilos de cotas). Rotacionar, mover copiar e espelhar esboço. Ferramenta Rosca. Como Espelhar Recursos. Diversos exemplos para praticar.
PROMOB PLUS:
NOÇÕES BÁSICAS
- Como abrir e salvar arquivos, Técnicas Visualização
- Criando um ambiente (dados do cliente, paredes e pisos)
- Inserção de módulos, Arranjo, Cópias e Posicionamento
- Aplicação de Texturas e Renderização, Vista Dinâmica, Criação de Vídeos
- Paredes com Curvas ou Dobradas (ferramenta Mover HotPoint)CUSTO/ORÇAMENTO E IMPRESSÃO
- Inserção de Dados do Cliente no Projeto/Orçamento, Módulos c/preço.
- Como inserir preços num projeto montador e anexar orçamento
- Impressão (viewport, inserção de logo e lista de módulos)GEOMETRIA – DESENHOS PERSONALIZADOS
- Criar modelos e móveis a partir de geometria.
- Criar geometria para furação.
- Agrupar geometrias.
- Editar perfil da geometria.RENDER UP - ILUMINAÇÃO
- Aplicação e uso de luzes (sol, controle de intensidade, renderização)
- Módulos invisíveis, Adicionando luz ambiente, pontos de luzes
- Aplicando transparência e reflexo de iluminação em objetos
- Usando Luz Spot, Alteração as cores das luzes, Usando Luz Linear
- Sanca com Luz Linear, preferência de cenário para renderização
- Técnicas de aplicação de materiais e uso da vista dinâmica
- Acabamento (técnicas para melhorar o realismo da renderizaçãoDICAS E TRUQUES
- Escadas Simples e Rodapé
- Escada Caracol (uso do arranjo Polar)
- Construtor de Escadas do Promob (escada reta e escada helicoildal)
- Construção de Telhados Complexos com Geometria
- Como criar área molhada.
- Enviar modelos para favoritos.
- Construtor de armário.
- Exportar do SketchUp para Promob.
SKETCHUP 3D:
NOÇÕES BÁSICAS
- Primeiros passos: Ferramentas e atalhos, Como baixar modelos do Armazém (biblioteca online de modelos).
- Técnicas de exibição, edição e personalização, edição de modelos e agrupamentosCRIANDO O PRIMEIRO PROJETO
- Desenhando por subtração: a preparação do desenho (unidades de medidas, comprimento e escala)
- Uso da ferramenta Retângulo, criando extrusão 3D com a ferramenta Empurrar / Puxar
- Marcando cortes com a ferramenta Linha e a ferramenta Retângulo
- Cortes/subtração em forma de arco (arco de 3 pontos)
- Desenhando por adição de partes, Usando linhas de construção e marcação, a ferramenta BorrachaDESENHO CIVIL/ARQUITETURA
- Desenho da planta baixa (2D) com as ferramentas linha, retângulo e fita métrica
- Criando off-set (cópias paralelas com a ferramenta Equidistância)
- Desenhando a planta alta (3D) com a ferramenta Empurrar/Puxar
- Trabalhando com camadas: criando níveis, personalizando cores, copiando e colando
- Construção de portas, Usando da ferramenta de Escala, Construção de janelasDESENHOS TÉCNICOS E INDUSTRIAIS
- Construção do esboço e medidas
- Agrupamento de partes e construção de cotas/medidas (ferramenta Dimensões)
- Construção de Fillet e Chanfrado, Uso da ferramenta Transferido para rotaçãoDICAS E TRUQUES
- Uso de cores e texturas com a ferramenta Pintura, Edição de materiais (janela Materiais)
- Uso da ferramenta Siga-me (revolucionado), Mover e copiar de forma padrão (linear) ou circular (polar)
- Como criar cópias em série (por divisão ou multiplicação), Planos de corte de seção, Textos 2D e 3D
- Técnicas para aplicação e criação de estilos e ambientes, Criação de animação com edição de cenasTRABALHANDO COM SÓLIDOS
- Usando a janela Instrutor, usando as ferramentas de sólidos (união, intersecção, divisão, subtração, etc)
- Criação de componentes (janela Componentes), Uso de projeto em Perspectiva e Paralela
- Construção de Desenho de Planta Civil com sólidos e componentes, Desenho de móveis/marcenariaTÉCNICAS DE IMPRESSÃO
- Impressão simples: imprimindo direto da tela de desenho
- Impressão profissional: uso do módulo Layout
- Definição da folha, criação de vistas, inserção de textos e cotas, criação de PDF