top of page

Técnico de Informática (Completo 1)

630 hr/a (aproximadamente 2 anos)

R$ 9.999,00

Windows, Internet, Word, PowerPoint, Excel Básico, Excel Avançado + Corel Draw + Adobe Photoshop + Adobe Illustrator + Adobe InDesign + WebDesign + Digitação + Autocad 2D/3D, SolidWorks I (Básico), SolidWorks Avançado + MsProject + Manutenção de computadores (hardware e software) + Linguagem de Programação (Básico) + SQL, Banco de Dados (access e power bi) + Redes

18x R$ 555,50

Sem juros no CARTÃO DE CRÉDITO

ou pague em

1 + 13x R$ 714,25

sem juros no PIX

Conteúdo

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA:

  • Conceitos de computação, de software e hardware.

  • Uso dos dispositivos de entrada e saída básicos (teclado e mouse).

  • Sistema de dados e armazentamento dos computadores (bits, bytes, kbytes, etc)

  • Instrodução ao sistemas operacionais e suas funcionalidades.


WINDOWS 11

  • Botão iniciar, localização, como abrir, organização e fechar de aplicativos e janelas.

  • Loja do Windows, instalação de aplicativos, desinstalação e configuração.

  • Personalizando o sistema com Cores, Temas e Tela de bloqueio,  como alterar e baixar novos temas.

  • Uso de aplicativos acessórios: Calculadora, WordPad, Notas autoadesivas, Calendário, Data e hora.

  • Manutenção do sistema, limpeza de disco, desfragmentação, antivirus, gerenciador de tarefas, como identificar processador, memória, placa de vídeo, hd e versão do sistema.

  • Trabalhando com arquivos e pastas, copiar, colar, salvar, renomear, excluir, lixeira.


MICROSOFT WORD

  • Introdução ao uso de editores de textos.

  • Criando e editando documentos a partir de modelos.

  • Edição e formatação básica de documentos (negrito, italico, sublinhado, cores, alinhamento, fonte, tamanho, estilos).

  • Edição e formatação básica da página (horientação, tamanho, cores de fundo e bordas).

  • Digitação de textos, correções e edições, e como salvar seus documentos.

  • Inserção e edição de figuras e imagens.

  • Como criar documentos de texto, currículos, tabelas, cartazes e folha de rosto.

  • Como exportar PDF.

  • Como imprimir.


MICROSOFT POWER POINT

  • Introdução ao uso do Power Point (conceito de slides, datashow e apresentação multimídia).

  • Criação e edição de Slides com configuração de tamanho, design, fontes e cores, edição de textos e formatação do slide.

  • Efeitos de Transição e Animação.

  • Efeitos Personalizados.

  • Inserção de Figuras, Fotos, Musicas e Vídeos

  • Criação de apresentações automáticas.

  • Criação de vídeos.

  • Criação de Hiperlink.

  • Uso de Gif animado, edição de imagens e efeitos especiais.

  • Preparação da apresentação para exibição e outros dispositivos.

  • Técnicas de apresentação com uso da caneta, pincel, etc.

  • Dicas e macetes: remover fundo em imagens, posicionar figuras como background, inserir vídeos, fazer colagem de capturas de telas de outros aplicativos, criar fluxograma, etc.


MICROSOFT EXCEL BÁSICO

  • Introdução ao uso de planilhas eletrônicos.

  • Conceitos de células, fórmulas e funções.

  • Como digitar dados (textos, números, datas, etc) em uma planilha.

  • Como formatar uma tabela automaticamente.

  • Formatação de células usando estilos.

  • Construção de fórmulas básicas (soma, multiplicação, subtração e divisão).

  • Formatação manual de uma planilha (bordas, preenchimentos, fontes, tamanho, cores, alinhamento, quebra automática, mesclagem, etc).

  • Uso de funções para cálculos de soma, média, máximo, minimo, data, etc.

  • Como criar gráficos de colunas e pizzas.

  • Trabalhando com múltiplas planilhas no mesmo arquivo e em diferentes arquivos.

  • Como criar fórmulas entre planilhas diferentes do mesmo arquivos e de arquivos separados.

  • Uso de filtros para seleção de dados específicos e ordenação (classificação de dados).

  • Como salvar, abrir, exportar PDF e Imprimir.


MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

  • Estudo da Função SE (lógica e aplicação)

  • Estudo da Função SomaSE, SomaSEs, Cont.SE, E, Ou

  • Estudo da Função ProcV e ProcH e o novo ProcX

  • Estudo da Função SomarProduto

  • Estudo de Funções de Data: hoje(), agora(), diatrabalho(), diatrabalhototal(), dias corridos, formatação de datas, cálculos com datas, data por extenso.

  • Cálculo com horas (formatação, cronológica, acumulada)

  • Estudo de Funções de Texto: concatenar, pri.maiuscula, ext.texto, minúscula, maiúscula, etc.

  • Estudo dos recursos de análise: Solver e Atingir Meta.

  • Aplicação de nomes em células, células relativas e absolutas.

  • Formatação Condicional e Validação de Dados.

  • Criação de macros relativas e absolutas (com atalhos e com botões).

  • Dashboard, Pivot Table e Vlookup e Hlookup.

  • Gráficos de Curva S, Termômetro e Velocímetro, Gráfico dinâmico.

  • Bloqueio de células e senhas de proteção.

  • Introdução ao código VBA (aplicado a edição de macros)

  • Diversas dicas, truques e macetes aplicados ao uso de planilhas. Diversos exemplos: folha de pagamento, contas a pagar, estoque, Simulados de Testes para Emprego.


MANUTENÇÃO DE MICRO (SOFTWARE):

  • Conceitos fundamentais de hardware e software.

  • Sistemas operacionais, funcionalidades, modelos e versões.

  • Arquitetura x86 (32 bits) e 64 bits.

  • Bios e Setup, configurações e ajustes.

  • Boot UEFI, Legacy e outros mecanismos para boot por HD, DVD, Pendrive.

  • Backup de dados de usuário.

  • Processo de formatação completa, com novas partições e configurações.

  • Atualização (updates), ativação do Windows, otimização e configurações.

  • Instalação e ativação de aplicativos de usuário e softwares acessórios (pacote office, google chrome, etc).

  • Como realizar suporte remoto de usuário.

  • Como identificar e solucionar problemas rotineiros de sistema.

  • Casos com diversas situações para solução de problemas de boot, de troca de hd, de dados perdidos, lentidão, travamento, vírus, etc.


MANUTENÇÃO DE MICRO (HARDWARE):

  • Estudo dos dispostivos de entrada e saída.

  • Estudo da arquitetura de hardware de computadores (desktop e notebooks).

  • Principais peças do computador.

  • Como identificar modelos de peças e componentes do computador.

  • Arquitetura e modelos de placa mãe, processadores e memória.

  • Como desmontar um computador.

  • Como fazer limpeza física de peças (placa mãe, processador, memória, componentes, troca pasta térmica, fonte, etc).

  • Estudo dos conectores frontais de desktop.

  • Reset de placa mãe / bios.

  • Como montar um computador desktop.

  • Processos para abrir notebooks, fazer limpeza e troca de componentes.

  • Como identificar defeitos físicos em peças e componentes.

  • Estudos de casos (equipamentos que não ligam, que reiniciam sozinhos, que travam, que não acessam HD, que fazer barulho, etc).


CURSO DE DIGITAÇÃO

  • Conceitos iniciais sobre o teclado, postura física e posição dos dedos.

  • Estudo das teclas, combinações de diferentes teclas e funções, estudo dos principais atalhos de teclados.

  • Aplicação de lições com foco na memorização da posição dos dedos.

  • Desenvolvimento de velocidade e precisão.

  • Teste de avaliação de desempenho do aluno.


COREL DRAW

  • Introdução as artes gráficas

  • Desenhos vetoriais,  Imagens Bitmaps

  • Ferramentas do Corel

  • Interface do Corel

  • Desenhos, vetores, cores

  • Edição de transformação de desenhos

  • Efeitos especiais 

  • Logomarcas e logotipos

  • Peças publicitárias  

  • Efeitos bitmaps, texturas e gradientes

  • Texto artística e texto parágrafo

  • Efeitos especiais em textos

  • Powerclip, rastreio, vetorização, sombras, etc.

  • Criação de artes gráficas (logos, cartões, convites, banners, etc).

  • Impressão, Exportação (PDF, JPG, PNG).


ADOBE PHOTOSHOP:

  • Introdução a imagens digitais

  • Interface do Photoshop

  • Ajustes de cores em imagens

  • Ferramentas de seleção

  • Efeitos especiais com cores

  • Fusão e montagem de imagens

  • Texto em imagens e Efeitos especiais em Textos

  • Aplicação de Estilos Personalizados

  • Restauração de fotos

  • Efeitos especiais em fotos e aplicação de filtros

  • Estudo de Camadas  e Canais 

  • Seleção com máscara rápida

  • Criação de artes gráficas (cartões, convites, banners, etc)

  • Impressão e Exportação (PNG, JPG, PDF, PSD, etc).


ADOBE ILUSTRATOR

  • Introdução as artes gráficas

  • Desenhos vetoriais, Imagens Bitmaps

  • Ferramentas do Ilustrator

  • Interface e comandos do Ilustrator

  • Construção e editora de Desenhos com vetores e cores

  • Edição de transformação de desenhos

  • Efeitos especiais 2D, 3D, Texturas, etc...

  • Criação e desenho de Logomarcas e logotipos

  • Desenvolvimento de Peças gráficas e publicitárias

  • Efeitos bitmaps (fotografias) e rastreio de imagem.

  • Texto: criação, digitação, edição e efeitos

  • Dicas truques com perspectivas, desenho inteligente, malha, bitmaps e vetores.

  • Técnicas para Ilustrações vetoriais de cenários, personagens e identidade visua comercial.


ADOBE INDESIGN

  • Visão geral e Galeria de ferramentas

  • Técnicas de visualização e Como editar um documento

  • Editando imagens • Criando um layout

  • Configuração da folha • Reservando espaços (guias e colunas)

  • Inserindo textos e capitular

  • Inserindo fotos • Inserindo marca d'agua

  • Diagramando um livro

  • Configuração da folha de livro

  • Como alterar a folha  e criar Página mestre

  • Criando um folder comercial

  • Pesquisando imagens

  • Configurando a página do folder

  • Criando os estilos e Inserindo detalhes no layout

  • Como usar os estilos

  • Layout de uma revista

  • Configurando a página de revista

  • Criando a capa da revista

  • Diagramando as matérias

  • Criando formulário interativo

  • Configurando a página do formulário

  • Criando o cabeçalho do formulário

  • Criando o campo interativo

  • Consultando um modelo

  • Como Imprimir e Exportar (PDF, JPG, etc)

  • Criando uma tabela simples

  • Cartão de visita , Flyer (panfleto e folheto), • Livro


WEBDESIGN

  • Conceitos sobre web site, home pages e internet.

  • Domínios, URL, hospedagem de sites.

  • Introdução a linguagens Web (html, xml, java, etc).

  • Uso de template para criação de um site.

  • Definição do Menu de opções do site.

  • Inserção de logomarca, textos e imagens personalizadas.

  • Slides fotos (inserção, edição, transições, etc).

  • Criação e administração de formulários para site.

  • Inserção de mapas, vídeos e animações.

  • Como criar uma loja (e-comerce).

  • Manutenção do website.


AUTOCAD 2D/3D

  • Conceitos inicias, sistema de coordenadas e interface do AutoCad. 

  • Siglas, termos de uso do sistema cad, áreas de atuação e dicas pra ser um bom cadista. 

  • Estrutura de construção 2D e 3D (sistema de coordenadas X, Y e Z). 

  • Workspace: configuração de interface e ferramentas (3D Modeling e AutoCad classic). 

  • Configuração de tela: tamanho do apontador (curso), cores de background, grid, drawing limits 

  • Configuração de exibição de ferramentas (ocultar, exibir, aumentar, etc). 

  • Técnicas para manusear arquivos (abrir, salvar, estilos de visualização, viewport, layuers, orbit, viewcube, vistas isométricas e planas. 

  • Estudo das coordenadas Absolutas, Relativas e Polar (uso do dinâmico e padrão). 

  • Técnicas básicas aplicadas ao desenho de Projeto 2D (ferramentas line, trim, polyline, mirror, offset, move, osnap, otrack, copy, rotate). 

  • Estudo de ferramentas e construção e edição para desenho civil (paredes, portas, janelas, arcos, linhas serrilhadas, construção de móveis, ferramenta spline, makeblock, editblock, scale, elipse, array polar e array rectangular). 

  • Construção de desenhos de plantas baixas com criação de cotas (dimension). 

  • Projeções isométricas com polar, otrack, osnap 

  • Aplicação do AutoCAD 3D

  • Construção do 2D para o 3D com (rectangle, circle, extrude, subtract, extrude face, color face, shell, fillet) 

  • Construção de sólidos com a ferramenta Revolve (revolucionado) e uso do comando Pedit. 

  • Construção Civil de sólidos 3D com a ferramenta Box (caixa) e estudo de coordenadas em ambiente 3D e rotação 3D (rotate 3d). 

  • Modelagem Mecânica 3D partindo de desenho 2D (uso de extrude, union, fillet, chanfre, subtract, align) 

  • Modelagem 3D aplicada com layers, uso de mirror, copy, 3D rotate, cores e materiais. 

  • Técnicas de impressão (uso do layout, configuração de página, cortes e vistas e criação de PDF). 

  • Técnicas de Render básico (aplicação de materiais e renderização básica). 

  • Diversos exemplos aplicados ao construção de desenho 3D com uso das principais ferramentas da barra Modeling e Modeling Edit.


SOLIDWORKS I (Básico)

  • Conceitos iniciais: a Peça, a Montagem e a Folha de Impressão (Desenho) - Construção da Peça.

  • Escolha do plano e construção do esboço (Retângulo, Círculo, Linhas e Dimensão Inteligente).

  • Aplicação de Recursos básicos (Ressalto Extrudado, Corte Extrudado, Fillet).

  • Técnicas de Visualização (Estilos, Orientação, Configurações de Vistas, Aplicação de Cenas).

  • Edição aparência, cenas e aplicação de cores.

  • Construção da Montagem - Inse rção de componentes numa montagem.

  • Posicionamento básico de peças numa montagem.

  • Construção da Folha de impressão (desenho).

  • Construção de Desenhos Complexos (dimensão com cálculo, recurso de base/varrido, uso de linhas ocultas, padrão de esboço linear, corte passante, etc).

  • Construção de Montagens Complexas - Assistente de Perfuração (aplicação de furos tipo Allen, M6, etc).

  • Aplicação de materiais, texturas e superfícies.

  • Desenhos mecânicos com uso de linhas de centro, off-set, perfuração, cópia com padrão circular, vista de seção, arco tangente).

  • Estudo de Recursos: revolucionar, corte por revolução, casca (shell), planos, loft, espelho, chanfro, nervura.

  • Construção de Roscas e Parafusos 

  • Construção de Chapas Metálicas 

  • Construção de Textos 3D.

SOLIDWORKS II (AVANÇADO):

  • Construção de Estruturas e Vigas, Estruturas com Cantoneiras.

  • Produção de Esboço 3D e Plano 3D.

  • Ferramentas de Medição e Formatação de Espessura e Estilos de Linhas.

  • Renderização (Cenas, Materiais, Decalques, Cores, PhotoStudio).

  • Exportação de arquivos e criação de PDF e PDF 3D.

  • Simulação e teste (Elementos finitos, Simulation xPress, assistente de análise, massa, força, pressão, relatórios eDrawings e documentação).

  • Detalhamento em layouts de impressão (vista de seção, notas, legenda, tabelas, balões, etc, lista de materiais, nuvens de revisão) e template.

  • Multiplanos, Esboço com 3D e Esboço 3D no Plano, Aplicação de Recursos avançado (Loft, etc).

  • Aplicação e relevo, corte angular, corte por loft no ponto.

  • Simulação de movimento (vista explodida, assistente de animação, estudo de movimento, criação de vídeo, aplicação de força em movimento, uso do motor).

  • Montagem: estudo de montagem complexas, perfis de estrutura, assistente de parafuso, moldes e chapas.

  • Diversos modelos e exemplos para prática da construção de esboço e uso de recursos.


MICROSOFT PROJECT

  • Conceitos iniciais de planejamento e tarefas.

  • Definição do projeto, definição do calendário e dos grupos de tarefas.

  • Inserção de tarefas, duração, datas de início e fim.

  • Organização de tarefas, configuração de predecessores.

  • Uso de recursos, tipos de recursos, nivelamento de recursos.

  • Gráfico de Gantt, modos de visualizaçao de gráficos, calendário e

  • tarefas.

  • Filtros, pesquisa e agrupamento de tarefas.

  • Relatórios de tarefas, relatórios de atividades, recursos e gráficos.

  • Curvas S, Linha de base, Caminho crítico.

  • Como exportar dados do MsProject para o Microsoft Excel.

  • Diversos exemplos de planejamento de atividades.


PRIMAVERA P6 PROJECT

  • NOÇÕES BÁSICAS: Conceito de projetos, Interface do Primavera, Enterprise project structure (EPS), Work breakdown structyure (WBS), Criação de projetos, Divisão de Tarefas, Inserção de atividades, Duração, Predecessoras, Sucessoras. Exercícios de passo-a-passo de fixação.

  • GERENCIAMENTO dp projeto: Gráfico de Gantt, Gantt de controle, fluxograma de atividades, Resources (recursos), Reports (relatórios), Trancking (avanços), documentos relacionados, layouts de telas, modelos. Exercícios de passo-a-passo de fixação.

  • MANUTENCAO do projeto: Avanços de atividades (início, progresso e conclusão), escala de tempo (time scale), horas trabalhas/acumuladas, calendário de trabalho, status de atividades e preferências de usuário. Exportação de dados em formato de planilha.


POWER BI

  • Introdução ao Power BI Desktop (interface e configurações).

  • Conectando aos dados (TXT, CSV, Excel, SQL Server).

  • Edição e Formatação de Dados (operações, linguagem M, filtros, etc).

  • Introdução ao DAX (variáveis, funções, cálculos, etc).

  • Recursos Visuais (gráficos, relatórios, dashboard, slices, bookmarks).

  • Compartilhamento (power bi service).

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES:


INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO (CONCEITOS):

• Introdução ao curso  

• Instrumentos que auxiliavam  

• Os primeiros computadores  

• O que é Informática  

• O que é Computador  

• Conhecendo o Computador  

• O que é Hardware e Software  

• Dispositivo de Processamento e Dispositivos de Armazenamento  

• Unidades de Armazenamento Temporário  

• O que são Periféricos ou Dispositivos de Entrada  

• Sistema Operacional  

• Características dos Sistemas Operacionais  

• Os Aplicativos  

• Exercício  

• O que é Bit e Byte  

• Múltiplos do Byte  

• Aplicação de Unidade de Memória  

• Por que temos vários tipos de computadores  

• Os Tipos de Computadores  

• Rede de Computadores  

• Internet  

• Exercício


HTML:

• Introdução

• HTML e a Web

• riando um documento HTML

• ormatando um documento HTML

• riando listas

• nserindo imagens

• Criando links

• Combinando tags

• Usando imagens mapeadas


LINGUAGEM C

• Sistemas de numeração;

• Conceito de algoritmo;

• Forma de representação de algoritmo;

• Conceitos básicos de programação utilizando a linguagem C;

• Operações de escrita dados;

• Tipos de dados primitivos;

• Operações de leitura de dados;

• Estrutura condicional;

• Estrutura de repetição;

• Funções;

• Ponteiros;

• Vetores;

• Matrizes;

• Alocação dinâmica;

• Manipulação de arquivos.


JAVA SCRIPT

• Introdução

• Manipulando Elementos da View

• Executando código a partir de um arquivo

• Entendendo um pouco sobre os tipos

• Capturando um evento de click

• Codificando o botão decrementa

• Calculando o total

• Aplicando boas práticas com funções

• Buscando o input quantidade pela classe

• Codificando a função decrementa

• Utilizando o for em uma lista

• Codificando o botão decrementa

• Preparando o envio do formulário

• Enviando um formulário

• Off-topic

• JavaScript replace(): substituindo valores em uma string


PHP

• O que é PHP

• Histórico

• Projetos utilizando PHP

• Funcionamento da linguagem

• Estruturando o ambiente de desenvolvimento

• Exibindo dados

• Variáveis

• Concatenando informações

• Tipos de comentários

• Condicionais

• Operador ternário

• Operadores lógicos e relacionais

• Laços de repetição

• Estrutura de controle

• Manipulando arrays

• Funções

• Trabalhando com XML

• Incluindo arquivos externos

• Enviando dados via GET e POST

• Sessões

• Cookies

• Utilizando MySQL

• PHP e MySQL


PYTHON

• O que é linguagem Python

• Preparação do Ambiente de desenvolvimento

• Variáveis e tipos de dados

• Operadores Aritméticos

• Operadores Relacionais

• Operadores LógicosCondicionais

• Estruturas de repetição

• Criação e uso de funções

• Estruturas de Dados

• Leitura e escrita em arquivos


VBA (Visual Basic no Excel)

• Conceitos Iniciais

• O editor do VBA

• Gerando Códigos por Macro

• Objetos e coleções no VBA

• Eventos e Procedimentos

• Criando uma interface com o Usuário

• Variáveis e Constantes 

• Estruturas de Programação

• Controles de Looping

• Deslocamento entre células e controles

• Funções

• Manipulando arquivos e Pastas

• Depurando o código

• Consertando Erros

• Criando Formulários



DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE DADOS

  • Microsoft Access (desenvolvimento de banco de dados)

  • Power BI (análise de dados, relatórios, fórmulas e publicação)


REDE DE COMPUTADORES

  • Configuração básica de rede local com roteador / modem, dispositivos e dados.

  • Cabeamento: clipagem de cabos de rede arj.

  • Configuração de modem, roteador, hub, switch, repetidor de sinal.

  • Como criar servidor Windows com pasta compartilhada por senha.

  • Configuração de periféricos em rede (impressora, scanner e dispositivos).

  • Configuração de computadores em rede.

  • Conceitos praticos IP, DNS, PROXY.

  • Acesso Remoto.

  • Nomear e restringir equipamentos em rede.



bottom of page